O selo e o logo Lúcida Letra

Hoje vou falar um pouco sobre a identidade visual do novo selo editorial da 2AB Editora. O novo selo é focado em títulos de transformação e budismo.

Partindo do nome do selo: Lúcida Letra e do briefing, o Studio Creamcrackers explorou alguns conceitos:

Fiquei pensando no conceito zen, de textos importantes para a pessoa como pessoa, yin yang, equilíbrio, etc.

Fiz uns estudos envolvendo as letras “a” e “e”, que são iguais se invertidas, e também remetem a aspas, que são elementos tipográficos. Depois experimentei usar a coincidência do duplo L da marca, usando um de cabeça para cima e outro invertido, etc. e cheguei em 2 “L" encaixados. Sendo Ls com serifa, a forma me sugeriu uma coluna, aí desenhei uma coluna mesmo, como se fosse uma coluna de templo, com uma mureta, etc.

São esboços, mas achei bacana esse caminho, depois fiz outro mais sintético. É algo que acho que dá para sintetizar para uso na lombada e dá para integrar tipografia para a capa, e pode ser ilustrado com pessoas interagindo etc., para o site da editora, para ex-libris, para quartas-capas, etc. [...] na ilustração dessa, pensei nuns monges encostados na perna do L lendo uns livros, ou andando com livros debaixo do braço, hachurada como aqueles desenhos vitorianos.

Com relação a cores, acho bom usarmos amarelo, vermelho e branco, cores ligadas ao budismo, e também alegres.

Você gosta desses caminhos?



Um dos rascunhos para o selo Lúcida Letra

Mais esboços

Por aqui, a reação foi ótima:

Que coisa boa ver a coisa tomando forma!

Fico achando que a associação do yin yang, poderia remeter a algum misticismo, esoterismo... Mas pode ser só minha impressão pessoal.

Achei legal, o que você fez algumas notas no estudo 2. Só que fica parecendo gd. Alguns me lembraram a marca da Editora Ática também.

Gostei mais do partido do L, que é mais sólido, formal, mas paradoxalmente flexível (pelo espelhamento, tridimensionalidade etc.).

Acho que ainda dá para trabalhar na aparência da coluna. Me lembrou o sapato e adereços do bobo da corte. Com as cores aplicadas talvez a sensação aumente.

Com o conceito mais definido, recebemos as primeiras propostas:

E aí um ponto, um insight de um amigo, para quem mostrei o caminhar do projeto:

Lucidez como transparência, luz, não obstrução, luminosidade, visão que atravessa, translúcido. Dentro do contexto budista, seriam associações possíveis.

O Studio tinha mandado anteriormente um estudo cheio de desenhos lindos, que me permitiram enxergar melhor minha própria definição do conceito. Os esboços foram esses:

Minha resposta foi:

Gostei dos esboços, mas talvez eu esteja me perdendo. Fiquei imaginando as inúmeras configurações possíveis se transmutando, para chegar a uma forma lúcida, desobstruída, clara, entende?

Como se todos os esboços fossem manifestações de uma forma vazia, lúcida (a qual ainda não chegamos graficamente).

Pensando com uma cabeça budista, eu entenderia todas aquelas formas como as construções mentais que fazemos das coisas. Isso é bom, isso é ruim, isso é desejável, etc. No budismo existe um entendimento de que as coisas são vazias. A lucidez e a consciência essencial residiriam nesse ambiente desobstruído, sem construções, translúcido, etc.

Não sei se você já viu o Guia do Mochileiro das Galáxias (a nave que muda de forma inúmeras vezes, pelo gerador de improbabilidades, como aqui (link para o vídeo), mas vendo os esboços, fiquei imaginando as várias formas que o logo pode ter, em diferentes casos, mas que a essência da marca é um outro desenho, que representaria esses conceitos meio abstratos de desobstrução, etc.

E aí o conceito chegou à reta final.

... fizemos uns estudos incorporando a transparência à Lucida Letra, naquele conceito de deixar ver através. Nas versões coloridas, incorporamos a cor da cápsula à sombra da letra, o conjunto ficou mais sintético e realça essa transparência.

A marca final tomou forma e a partir desse ponto foi o refinamento de espessuras, acentuação, aplicação em papelaria e etc. Essa última imagem acima, é o símbolo, para ser aplicado em lombadas.


Marca Final, Lúcida Letra

O próximo título já está quase pronto, mas isso eu conto em breve ;-)

Um abraço,